| 17 nov 2023

Por Redator Advance

Planejamento para o último trimestre do ano

Estamos no último trimestre e a luz vermelha do final do ano começa a piscar, afinal, até dezembro há muito a ser feito. Evite o corre-corre desnecessário, veja o que pode (e deve) ser adiantado até lá e faça o planejamento para evitar dores de cabeça como inadimplência ou um buraco nas contas

Outubro oficializa a chegada do final do ano. É o primeiro mês do último trimestre. E parece que esse é o mais cheio de tarefas – e o que passa mais depressa.

Como ninguém gosta de ser pego de surpresa, o SíndicoNet elaborou o roteiro para você, síndico, fazer o planejamento para o último trimestre do ano do seu condomínio, não deixar nada de fora para passar com tranquilidade tanto o final do ano como o começo do ano que vem. Confira!

Planejamento financeiro do último trimestre

O orçamento é um item que deve ser analisado cuidadosamente. Apesar de muitos condomínios diluírem a arrecadação de custos importantes de final de ano, como dissídio dos funcionários e décimo terceiro salário, pode ser que o montante guardado para esse fim tenha sido gasto com um imprevisto ao longo do ano.

Por isso, é de suma importância que se faça uma análise minuciosa do que se tem em caixa e dos custos enfrentados até dezembro.

Além dos já citados dissídio dos funcionários – nas áreas onde o reajuste ainda não foi aplicado – e do décimo terceiro salário, deve-se também considerar gastos com uma possível decoração natalina, além de alguma gratificação para funcionários e/ou fornecedores.

Caso o que esteja provisionado não seja suficiente para cobrir os gastos, o ideal é convocar uma assembleia para aprovação de um rateio extra até dezembro. Dessa forma, o valor acrescido na cota condominial é diluído e, assim, evita-se uma possível inadimplência.

E como a inadimplência em janeiro costuma aumentar, uma forma de tentar contornar a situação é programar a emissão do boleto de cobrança de janeiro para até o dia 12 ou 13 de dezembro. Assim, o condômino já pode pagar ou programar o pagamento da sua taxa antes de viajar no final do ano.

Ainda no tópico orçamento, dependendo do perfil do condomínio, deve-se provisionar dinheiro para gastos extras em dezembro e janeiro, como monitores para entreter as crianças em férias ou um reforço na segurança, caso o local fique muito vazio ou extremamente movimentado no período.

Previsão orçamentária e aprovação de contas

A assembleia de aprovação de contas do ano e previsão orçamentária é feita geralmente ou no final ou no começo do ano. Por isso, o quanto antes o síndico começar os preparativos para a reunião, melhor. Sua administradora pode apoiá-lo, projetando as despesas para o próximo ano.  

O ideal é que o conselho acompanhe os gastos do condomínio mensalmente. Caso isso não esteja ocorrendo, uma reunião do grupo o mais breve possível permite que qualquer dúvida seja sanada com antecedência, evitando dúvidas e problemas de última hora.

Planejamento da documentação

É até o fim de março que o condomínio tem para relacionar todos os documentos e guias para a entrega da Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) e da Rais (Relação  Anual de Informações Sociais), além do Informe de Rendimentos de funcionários e outros colaboradores. Por isso, a documentação não pode ficar de fora do planejamento do último trimestre do ano.

Portanto, vale perguntar à administradora se está tudo em dia. Assim, caso algum documento ou guia esteja em falta,  é possível providenciá-lo com antecedência, evitando um corre-corre de última hora.

Caso tenha havido troca de síndico ou de administradora no último ano, é importante saber se os dados estão em dia na Receita Federal. Também deve-se  averiguar se o síndico antigo entregou toda a documentação necessária.

Planejamento operacional

Além da parte burocrática, o condomínio também precisa estar fisicamente adequado para o final do ano, então incluir no planejamento a parte operacional do empreendimento é importantíssimo.

Áreas de lazer

Áreas sociais e de lazer, como a piscina, playground, brinquedoteca e salão de jogos, devem estar prontos para uso intensivo durante o período. Portanto, uma manutenção preventiva nos locais agora é fundamental. Se houver muitas crianças, contratar uma equipe de monitores para o período de férias pode ser interessante. Para não pagar mais caro, o ideal é começar a procurar desde já o prestador de serviço.

Também vale investigar como está a manutenção dos jardins do condomínio, caso esteja prevista decoração natalina.

Condomínios em cidades turísticas

Se o empreendimento for de veraneio, ou se houver grande acréscimo de circulação de pessoas no período de final e começo de ano, é importante contar com toda a equipe do condomínio – principalmente com o zelador, imprescindível nessa época em que seus serviços são tão demandados. Por isso, férias nesse período não são recomendadas.

Dedetização e limpeza de caixas d’água

Também é importante checar se itens como a dedetização e a limpeza de caixa d`água estão em dia, e caso não estejam, providenciar a manutenção antes de dezembro. Assim, com a chegada do verão o condomínio estará em plena condição de uso.

Campanhas de conscientização: uso racional da água e segurança

O planejamento deve considerar um trabalho de conscientização a ser feito junto aos moradores e funcionários.

Uso racional da água

Com a chegada da estação quente, vem também o uso mais intensivo de água. Programar campanhas educativas para esses públicos colabora com a diminuição da conta e com o meio ambiente.

Cuidados com a segurança

Além disso, há a preocupação com a segurança no local durante o período de Natal e Ano Novo.  O síndico pode ajudar os moradores reforçando comportamentos seguros com o uso de cartazes e banner para whatsapp e conversando com os funcionários.

Agora que você já sabe tudo sobre planejamento para o último trimestre do ano, que tal baixar um checklist super prático com todas as providências de final de ano do condomínio? 

Fontes consultadas: Marcia Romão, gerente de relacionamento com o cliente da Lello, Marcelo Borba, gerente de condomínios da Auxiliadora Predial, Nilton Savieto, síndico profissional e consultor SíndicoNet e Gabriel de Souza, diretor da administradora Prop Starter via sindiconet.com.br

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