| 10 out 2013

Por livra

Uso de disjuntores em ar condicionado

A instalação elétrica está ligada diretamente com a durabilidade e desempenho dos condicionadores de ar, sejam eles tipo split ou janela. Por isso, na hora de instalar um aparelho, o profissional técnico deve avaliar itens como tensão da rede, voltagem do equipamento e localização das unidades. Algumas questões úteis serão levantadas neste texto a fim de orientar […]

disjuntor ar condicionadoA instalação elétrica está ligada diretamente com a durabilidade e desempenho dos condicionadores de ar, sejam eles tipo split ou janela. Por isso, na hora de instalar um aparelho, o profissional técnico deve avaliar itens como tensão da rede, voltagem do equipamento e localização das unidades. Algumas questões úteis serão levantadas neste texto a fim de orientar profissionais e usuários. Lembrando que todo o processo de instalação deve ser feito por um profissional habilitado.
Uso de disjuntor
Todo ar condicionado deve ser ligado a um disjuntor, pequena caixa com um interruptor que fica próximo do aparelho. O disjuntor serve para proteger os circuitos, isto é, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite ele desarma automaticamente, preservando o eletrodoméstico de curtos circuitos e aquecimentos. Existem diversos tipos de disjuntores, sendo o termomagnético o mais usado no Brasil em instalações residenciais.
Cada qual com o seu igual
Por puxarem muita tensão, cada ar-condicionado deve ser instalado a um disjuntor exclusivo. Esta segmentação de disjuntores por eletrodomésticos serve para proteger o circuito elétrico do imóvel. Profissionais recomendam que quando mais segmentado for o sistema elétrico melhor, mantendo cada equipamento em um circuito individual.
Amperagem necessária
Cada disjuntor tem uma amperagem que deve ser definida de acordo com a potência do eletrodoméstico a ser ligado. No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9 mil BTU usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18 mil BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente.
Irregularidades
No entanto, muitos técnicos não cumprem as indicações e acabam fazendo instalações erradas que comprometem o ar condicionado. Alguns deles colocam dois ou mais aparelhos em um disjuntor só, elevando a amperagem do dispositivo. Ou ainda há quem não use disjuntor na instalação, o que pode comprometer a vida útil do aparelho, pois ele fica sem proteção no circuito.
Não use transformador
É recomendado nunca ligar ar condicionado em transformadores, pois isto implica na perda de garantia do fabricante. Além disso, se houver alguma falha no transformador, automaticamente o ar-condicionado será danificado.
Adaptação da rede para splits 220v
Os splits só podem ser instalados em redes bifásicas ou trifásicas, por isso não existem splits de 110v. Então, quem tem imóvel monofásico (110v) e precisa instalar um split precisa solicitar junto à concessionária de energia a liberação de mais uma rede, tornando assim sua residência bifásica (220v). Assim que liberado, o morador deve contratar um eletricista para preparar as esperas que receberão o AC split. Neste momento o técnico em climatização tem o sinal verde para instalar o split.
Exceções à regra
A potência também vai influenciar no tipo da rede utilizada. Segundo profissionais de HVAC, a grande maioria dos equipamentos com até 30 mil BTU podem ser ligados em rede bifásica. Potências acima disso necessitam de rede trifásica (380v). Contudo, esta regra pode perder a validade levando em conta algumas especificações contidas em alguns produtos de determinados fabricantes. Na dúvida, o que vale são as informações contidas nos diagramas elétricos ou manual técnico do AC.
Fonte: Blog Web Ar Condicionado