| 03 jan 2024
Saiba quais são os 3 principais problemas dos síndicos de hoje e como resolvê-los
Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
No final do ano passado conversei com dezenas de síndicos de todas as regiões do país e fiz algumas perguntas para eles.
Uma delas, em especial, era sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Esta pergunta rendeu um bom debate e boas soluções:
Quais são os problemas que tiram o sono do síndico?
Antes de continuar a leitura, quero que você pense:
Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
Agora, vamos aos problemas citados pela maior parte dos síndicos:
1 – Falta de água no condomínio
Quando isso acontece, chega como uma bomba no grupo de whats, nas ligações para o síndico e através do aplicativo de convivência condominial.
O síndico precisa correr contra o tempo em busca de informações na concessionária da cidade para verificar se a falta de água é em toda a região ou apenas no condomínio.
Se realmente for no condomínio, entram na corrida o zelador e a equipe técnica de manutenção para que o problema seja identificado e resolvido o mais rápido possível.
O problema é que isso pode levar horas ou até mesmo dias.
Fico imaginando o síndico passando por isso e, realmente, não deve ser nada fácil administrar. Principalmente se o problema for interno.
Nesta situação, existem plataformas de manutenção que ajudam o síndico a manter o controle das ações preventivas de forma constante.
O IOT (internet das coisas) ajuda o síndico a se antecipar a este problema.
Imagine que o módulo IOT está conectado na sua bomba d’água.
Se ela falhar e parar de trabalhar, no mesmo momento, o módulo gera um alerta para a empresa de portaria remota.
Ela inicia o procedimento pré-estabelecido com o síndico, que pode ser uma ligação para o zelador ou mesmo para a empresa de manutenção, por exemplo.
Assim, o problema é resolvido o mais rápido possível, evitando a falta de água no condomínio antes que qualquer morador perceba.
Número 2 – Elevador parado
Este é outro problema que o síndico não quer ter.
Mas isso pode acontecer se as manutenções preventivas não estiverem em dia.
Por isso está chegando ao mercado (com a ajuda do IOT, mais uma vez) as manutenções preditivas.
Sensores instalados nos dispositivos do elevador identificam problemas que estiverem para acontecer entre as manutenções preventivas mensais e geram um alerta para a empresa responsável.
Assim, é possível adiantar a manutenção e evitar problemas no elevador e stress desnecessário para o síndico.
Número 3 – Portão eletrônico do condomínio com problema
Este problema é um dos mais recorrentes no dia a dia do síndico e geralmente acontece numa sexta-feira às 17h50 e no meio de uma chuva forte.
Ou em um sábado depois do almoço, e o síndico acaba conseguindo alguém para fazer a manutenção só na segunda-feira pela manhã.
Para resolver isso, primeiro você precisa de uma empresa que faça as manutenções preventivas do portão eletrônico mensalmente.
O técnico deve ir até o condomínio e seguir um checklist de testes para validar alguns pontos, por exemplo:
- Acionamento do automatizador;
- Força com que o portão está fechando;
- Resistência no deslizamento do automatizador.
Caso o condomínio tenha contratado o serviço de portaria remota, é de responsabilidade da empresa este tipo de serviço.
Dessa forma, o síndico diminui consideravelmente problemas com o portão eletrônico dentro do condomínio.
E você, concorda com esses três pontos? Quando pedi para que você pensasse nos problemas do seu condomínio, o que veio à sua mente?
O que você tem feito para combater os problemas no seu condomínio?
Se você for morador, compartilhe este artigo com os outros moradores do condomínio e faça parte da construção do ambiente ideal para vocês e suas famílias.
Escrito por:
Odirley Rocha
Formado em Eletrotécnica e Eletrônica e com MBA em Gestão da Segurança Empresarial, Professor de 3 cursos de Pós-graduação do mercado condominial. Odirley está no mercado de Segurança há 25 anos. Diretor de relacionamento do Porter Group.
via vivaocondominio.com.br
Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
No final do ano passado conversei com dezenas de síndicos de todas as regiões do país e fiz algumas perguntas para eles.
Uma delas, em especial, era sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Esta pergunta rendeu um bom debate e boas soluções:
Quais são os problemas que tiram o sono do síndico?
Antes de continuar a leitura, quero que você pense:
Quais são os problemas com os quais você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
Agora, vamos aos problemas citados pela maior parte dos síndicos:
1 – Falta de água no condomínio
Quando isso acontece, chega como uma bomba no grupo de whats, nas ligações para o síndico e através do aplicativo de convivência condominial.
O síndico precisa correr contra o tempo em busca de informações na concessionária da cidade para verificar se a falta de água é em toda a região ou apenas no condomínio.
Se realmente for no condomínio, entram na corrida o zelador e a equipe técnica de manutenção para que o problema seja identificado e resolvido o mais rápido possível.
O problema é que isso pode levar horas ou até mesmo dias.
Fico imaginando o síndico passando por isso e, realmente, não deve ser nada fácil administrar. Principalmente se o problema for interno.
Nesta situação, existem plataformas de manutenção que ajudam o síndico a manter o controle das ações preventivas de forma constante.
O IOT (internet das coisas) ajuda o síndico a se antecipar a este problema.
Imagine que o módulo IOT está conectado na sua bomba d’água.
Se ela falhar e parar de trabalhar, no mesmo momento, o módulo gera um alerta para a empresa de portaria remota.
Ela inicia o procedimento pré-estabelecido com o síndico, que pode ser uma ligação para o zelador ou mesmo para a empresa de manutenção, por exemplo.
Assim, o problema é resolvido o mais rápido possível, evitando a falta de água no condomínio antes que qualquer morador perceba.
Número 2 – Elevador parado
Este é outro problema que o síndico não quer ter.
Mas isso pode acontecer se as manutenções preventivas não estiverem em dia.
Por isso está chegando ao mercado (com a ajuda do IOT, mais uma vez) as manutenções preditivas.
Sensores instalados nos dispositivos do elevador identificam problemas que estiverem para acontecer entre as manutenções preventivas mensais e geram um alerta para a empresa responsável.
Assim, é possível adiantar a manutenção e evitar problemas no elevador e stress desnecessário para o síndico.
Número 3 – Portão eletrônico do condomínio com problema
Este problema é um dos mais recorrentes no dia a dia do síndico e geralmente acontece numa sexta-feira às 17h50 e no meio de uma chuva forte.
Ou em um sábado depois do almoço, e o síndico acaba conseguindo alguém para fazer a manutenção só na segunda-feira pela manhã.
Para resolver isso, primeiro você precisa de uma empresa que faça as manutenções preventivas do portão eletrônico mensalmente.
O técnico deve ir até o condomínio e seguir um checklist de testes para validar alguns pontos, por exemplo:
- Acionamento do automatizador;
- Força com que o portão está fechando;
- Resistência no deslizamento do automatizador.
Caso o condomínio tenha contratado o serviço de portaria remota, é de responsabilidade da empresa este tipo de serviço.
Dessa forma, o síndico diminui consideravelmente problemas com o portão eletrônico dentro do condomínio.
E você, concorda com esses três pontos? Quando pedi para que você pensasse nos problemas do seu condomínio, o que veio à sua mente?
O que você tem feito para combater os problemas no seu condomínio?
Se você for morador, compartilhe este artigo com os outros moradores do condomínio e faça parte da construção do ambiente ideal para vocês e suas famílias.
Escrito por:
Odirley Rocha
Formado em Eletrotécnica e Eletrônica e com MBA em Gestão da Segurança Empresarial, Professor de 3 cursos de Pós-graduação do mercado condominial. Odirley está no mercado de Segurança há 25 anos. Diretor de relacionamento do Porter Group.
via vivaocondominio.com.br