| 25 maio 2023
Quais documentos do condomínio deverão ser guardados?
Na prática, tudo o que o síndico achar necessário pode ser arquivado.
Se o arquivo for bem organizado, não haverá problemas em achá-los posteriormente. Porém, indispensável mesmo é guardar os seguintes documentos:
– Convenção do condomínio;
– Regulamento interno;
– Inscrição do condomínio na Receita Federal (CNPJ);
– Apólice de seguro (seguro condomínio é coisa séria);
– Relatório de receitas e despesas referentes aos últimos cinco anos;
– Livro de registro de atas;
– Cadastro dos moradores e de prestadores de serviços (possuir um cadastro dos moradores previne diversos incômodos);
– Plantas de implantação do condomínio, assim como as de hidráulica e elétrica;
– Relatórios de inspeção anual emitido pelas empresas que fazem a conservação do condomínio;
– (AVCB) Auto de vistoria do corpo de bombeiros (ter em dia o AVCB é sinal de respeito à vida);
– Documentos fornecidos pela construtora ou incorporadora na época de entrega do empreendimento;
– Certificado de limpeza de caixas d’água e dedetização;
– Notas fiscais diversas.
Invista em pastas ou caixas box e organize-as de acordo com o assunto. Outra forma muito prática é separar por mês. Por exemplo: as pastas de prestação de contas mensais podem ser organizadas por ano.
Fonte: Guilherme de Paula Pires | Redação Viva o Condomínio | https://vivaocondominio.com.br
Na prática, tudo o que o síndico achar necessário pode ser arquivado.
Se o arquivo for bem organizado, não haverá problemas em achá-los posteriormente. Porém, indispensável mesmo é guardar os seguintes documentos:
– Convenção do condomínio;
– Regulamento interno;
– Inscrição do condomínio na Receita Federal (CNPJ);
– Apólice de seguro (seguro condomínio é coisa séria);
– Relatório de receitas e despesas referentes aos últimos cinco anos;
– Livro de registro de atas;
– Cadastro dos moradores e de prestadores de serviços (possuir um cadastro dos moradores previne diversos incômodos);
– Plantas de implantação do condomínio, assim como as de hidráulica e elétrica;
– Relatórios de inspeção anual emitido pelas empresas que fazem a conservação do condomínio;
– (AVCB) Auto de vistoria do corpo de bombeiros (ter em dia o AVCB é sinal de respeito à vida);
– Documentos fornecidos pela construtora ou incorporadora na época de entrega do empreendimento;
– Certificado de limpeza de caixas d’água e dedetização;
– Notas fiscais diversas.
Invista em pastas ou caixas box e organize-as de acordo com o assunto. Outra forma muito prática é separar por mês. Por exemplo: as pastas de prestação de contas mensais podem ser organizadas por ano.
Fonte: Guilherme de Paula Pires | Redação Viva o Condomínio | https://vivaocondominio.com.br